• rsalvadorfisio

Lesão Desportiva e a Importância da Fisioterapia

É denominada lesão desportiva qualquer lesão provocada durante a prática de desporto ou que resulta da dita prática desportiva, e esta hein?


Alerta nerd

Existem vários tipos de lesões desportivas, assim como uma variedade de fatores determinantes para a sua ocorrência, como o sexo, a idade e a condição física do praticante. A modalidade e o nível de prática, amadora ou profissional, também afeta em grande parte a incidência destas lesões.

Já tenho a minha e agora?

Qualquer lesão desportiva deve ser avaliada por um profissional competente, os fisioterapeutas inserem-se nesta categoria. O objetivo primordial desta avaliação é a correta previsão das necessidades para o atleta. Exige paragem parcial da atividade? Redução da carga? Paragem total do desporto? Perguntem ao vosso fisioterapeuta.

A recuperação destas lesões também pode ser muito influenciada, e acelerada, pelas diversas ferramentas tecnológicas, manuais e de conhecimento sobre exercício que qualquer fisioterapeuta deve ter no seu cinto de ferramentas.


Obrigado, até à próxima.

Não se vá já embora. Falta referir o elemento mais importante pelo qual uma lesão desportiva deve ser avaliada e recuperada. A prevenção de lesões subsequentes, o grande problema do atleta “não vigiado”.

Usualmente associamos a recuperação de uma lesão deste género ao desaparecimento da dor. Não o devemos fazer. A dor é apenas um alarme que liga no momento do trauma e se vai desligando se não agredirmos as estruturas lesionadas, é a sua função. No entanto o nosso corpo está programado para a sobrevivência e, em paralelo, produz todo o tipo de adaptações físicas a estas lesões que não chegam ao nosso consciente. Muitas das vezes acabamos por voltar à pratica desportiva sem que estas novas adaptações sejam capazes de lidar com o nosso antigo nível de performance desportiva e acabamos por repetir ou gerar novas lesões desportivas, iniciando aqui um ciclo de lesão / paragem conhecido de muitos atletas.

A melhor intervenção a este nível é o regresso à atividade gradualmente, embora nem sempre seja fácil de gerir e entender estes “graus de atividade”. É aqui que entra o Fisioterapeuta.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo